G.F.G.Oldenburg - Nome

A escolha do nome foi um dos desafios mais interessantes em nossa história: como escolher um nome que traduzisse nossa vontade, perseverança e alegria de dançar? E que ainda estivesse interligado com a história da cidade? Desafio interessante.

Após pesquisar a história da cidade, ler livros que contam a saga dos primeiros dias, cresceu a curiosidade acerca das listas com os nomes e origem dos primeiros imigrantes. O nome do grupo poderia estar por ali. E estava! Justo na primeira lista, depois de lê-la umas 5 vezes, destacou-se a origem daquelas pessoas. A primeira barca a chegar com imigrantes à Joinville era uma nau norueguesa, de nome Colon. Dos 147 imigrantes que nela vieram, 105 declararam-se suíços e 42 declaram ser de Oldenburg. Interessante, não?!

Mas, em se tratando de história, nada é fácil. Existem duas cidades com o nome Oldenburg na Alemanha. Ambas no norte da Alemanha. Uma em Schleswig-Holstein, outra em Niedersachsen. De qual delas eles vinham? Consultamos, por telefone, o Arquivo Histórico de Joinville, porém não souberam responder a esta dúvida. Devido ao tamanho da Oldenburg de Schleswig-Holstein à época da imigração (e ainda hoje), desconfiávamos que a origem fosse a Oldenburg de Niedersachsen. Além de ser uma cidade, seu nome também dava nome a um Grão-ducado que existia naquela época (Großherzogtum Oldenburg).

Em viagem pela Alemanha em 2014, o casal fundador do grupo, Edson e Heidi, descobriu que a história não era como se havia imaginado, mas algo parecida. Em realidade, à época da fundação de Joinville, Oldenburg era o nome de um Grão-ducado (Großherzogtum Oldenburg). Também descobriu-se que era costume dos imigrantes declararem sua origem como sendo o ducado/principado de origem. Daí concluiu-se que os primeiros imigrantes eram originários de algum dos domínios do Grão-ducado de Oldenburg, porém como este possuia terras em pelo menos 3 diferentes regiões da Alemanha (Niedersachs, Saarland e Schleswig-Holstein), ficou a pergunta: de que região, da atual Alemanha, eles teriam vindo? Difícil de responder.

Apesar de ser menor, a Oldenburg de Schleswig-Holstein tinha uma história que apresenta traços comuns com os primeiros imigrantes: muitos soldados e ex-combatentes na sua região. Terra arrasada pelo conflito de décadas contra os dinamarqueses que tentavam invadir a Alemanha. O conflito de resistência era financiado pelos príncipes do sul, porém com o fim dos conflitos, por volta de 1850, muitos soldados 'profissionais' ficaram sem muitas alternativas.

Os primeiros imigrantes tinham estas características: pouco ou nenhum dinheiro, nenhuma terra produtiva no local de origem, ou eram alvos de perseguições de caráter político-partidário. Assim, com muita força de vontade, viram oportunidades no Brasil. Viram oportunidades em Joinville.

Frente à ambiguidade de origem, mas tendo em comum a saga da busca pelo melhor, e de ambas as cidades pertencerem, àquela época, ao Grão-ducado de Oldenburg, decidimos que o nome fora encontrado.

O Grupo Folclórico Germânico Oldenburg estava batizado

Retornar à página inicial