Tô curioso: Como foram Escolhidas as Propostas no CONSOCIAL?

Data de postagem: Apr 06, 2012 1:59:4 AM

Se vocês estão curiosos para saber como se escolheram as 20 propostas que foram encaminhadas para o CONSOCIAL Nacional, saiba que este post vai te ajudar a entender...

 

Nas etapas regional e estadual o mecanismo foi o mesmo, ou seja, o plenário era dividido em eixos de interesse e estes discutiam entre si propostas para depois apresentar e votar no plenário geral.

 

Estes eixos já foram escolhidos no momento da inscrição. São 4 eixos:

Eixo 1: Discute sobre transparência;

Eixo 2: Discute sobre a participação social;

Eixo 3: Discute a participação dos conselhos;

Eixo 4: Discute sobre diretrizes de combate a corrupção;

Lembrando que todos os temas dizem respeito a Controle de gastos públicos e Transparência de prestação e apresentação destes gastos.

 

Muito bem, eixos definidos, temas entendidos, parte-se para as plenárias por eixo. Na etapa regional, cada participante propunha o que lhe parecia adequado. O grupo discutia e era votada a inclusão pura/direta ou com alguma alteração da proposta ou a sua rejeição. Depois, na plenária do grande grupo, as 20 melhores propostas eleitas pelos eixos foram escritas em cartazes e afixadas para votação. Percebam que eram 20 propostas por eixo, 80 no total, mas só 20 poderiam ser encaminhadas para a Conferência Nacional. Para definir, realizou-se uma votação aberta, onde cada delegado recebia 10 bolinhas autocolantes e tinha como única restrição poder afixar um máximo de 3 bolinhas numa única proposta. Bolas verdes para sociedade civil, bolas azuis para poder público e bolas vermelhas para conselheiros.

 

Da etapa estadual, vejam as propostas e o resultado das votações aqui.

 

Apesar de parecer meio sem controle o resultado é bastante interessante e permite perseber-se que a percepção de um é compartilhada por muitos. O resultado é muito bom.

 

Bem, era isso. Espero ter conseguido 'matar' a curiosidade de vocês.